A Ampef e os representantes da Abepam (Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade) se reuniram com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), em 24 de janeiro, para discutir melhorias no fluxo de pagamento do VPO (Vale-Pedágio Obrigatório), que desde dia 1º de janeiro passou a ser exclusivamente digital. Ou seja, a passagem do caminhão pelos pedágios das rodovias agora só pode ser feita com o uso de TAGs eletrônicas.
No encontro, José Aires Amaral Filho, superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (SUROC/ANTT), salientou que o custo do fornecimento do Vale-Pedágio ao carreteiro deve ser inteiramente do contratante, sem taxas extras para o caminhoneiro. Na semana anterior, a ANTT já havia notificado as transportadoras e embarcadoras sobre a proibição de cobranças de taxas extras dos carreteiros para o fornecimento das TAGs do Vale-Pedágio.
Amaral Filho ainda solicitou que as empresas fornecedoras de Vale-Pedágio Obrigatório sejam transparentes com as informações para os usuários, com criação de canais educativos para o esclarecimento de dúvidas para transportadores e contratantes. Segundo ele, a ANTT também desenvolve um canal para informações e esclarecimento de dúvidas sobre o VPO. Atualmente, segundo a ANTT, 1/3 das contratações são feitas diretamente pelos TACs e 2/3 por empresas.