Morre Alfredo Peres da Silva, presidente da Ampef e ex-presidente do Contran

Abraçou a causa da segurança para o setor de transportes e foi um dos responsáveis pela criação do Código de Trânsito Brasileiro. Atento ao dever de proteger vidas atuou fortemente pela obrigatoriedade de carros com airbag e freio a disco

É com pesar que comunicamos o falecimento de Alfredo Peres da Silva, presidente da Associação dos Meios de Pagamento Eletrônico de Frete e Pedágio (Ampef); no dia 13 de dezembro foi contemplado na primeira edição do Prêmio Ampef por seus 40 anos de atuação no setor. Atualmente também era diretor institucional da Associação Brasileira de Logística e Transporte de Cargas (ABTC).

Há 40 anos atuando para garantir mais segurança no setor de transportes, foi um dos responsáveis por tornar obrigatória a fabricação de carros com airbag e freio a disco e participou da elaboração do anteprojeto do Código de Trânsito Brasileiro. Ainda lutou fortemente contra a carta-frete, uma modalidade que tira a cidadania e a liberdade do caminhoneiro.

Sempre exigindo investimentos para melhoria da sociedade, Alfredo Peres da Silva foi presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e diretor do  Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). E não parou por aí, por dois triênios foi Ministro Suplente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região.

Por sua atuação em benefícios dos cidadãos e do fortalecimento do setor de transportes, Alfredo Peres recebeu inúmeras condecorações, entre elas, a Ordem do Mérito Judiciário Militar, a Medalha do Mérito Legislativo da Câmera dos Deputados e a Ordem do Rio Branco.

Completando sua longa trajetória de respeito e credibilidade no setor de transporte, Alfredo foi também Diretor Executivo da Associação Nacional de Transporte de Cargas (NTC) por 28 anos, Vice-Presidente Executivo da Seção de Cargas da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e Diretor da Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas (Fenatac), e Vice-Presidente Regional da NTC & Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística.

Alfredo Peres da Silva formou-se em Direito com especialização em Direito Municipal e, após uma vida dedicada ao setor de transportes, foi vítima de câncer. Será velado na terça-feira, 15 de janeiro, das 13h00 às 15h00, na Capela 6 do cemitério Campo da Esperança, em Brasília. A cremação acontecerá às 16h30 no Crematório Jardim Metropolitano.